sexta-feira, 26 de novembro de 2010

O que você quer ser quando crescer?

Eu já quis ser engenheira eletrônica. Dá pra acreditar?
Na minha infância (quase adolescência) existia um caderno de perguntas e respostas que passávamos para nossos amigos responderem. A gente escrevia uma pergunta no topo de cada página e os amigos iam respondendo. Tinham perguntas como: "Qual o seu nome todo?" e "O que quer ser quando crescer?", ou ainda, "Você está gostando de alguém? Quem?" Essa última era pra saber se o menino por quem você nutria grande paixão também gostava de você, ahaha!

Bom, mas me lembrei deste caderno porque me lembro que escrevi que queria se engenheira eletrônica quando crescesse. E lembro que escrevi isso de coração! Inacreditável!

Na verdade, antes desta época eu sonhava em ser outra coisa: escritora. Eu sonhava em escrever lindos livros e que a escola em que estudava incluia meus livros na lista de material da escola. Eu queria ser uma escritora mirim de sucesso! Como era ambiciosa! Na verdade eu não era ambiciosa, e sim, sonhadora.

Nunca fiz nenhum esforço para realizar o sonho. O máximo que fazia era caprichar nas redações e tirar, quase sempre, nota 10.

Há algum tempo percebi que minha primogênita possui grande talento para a escrita e sempre elogiei suas redações. Um dia, alguém perguntou para ela o que queria ser quando crescer. Fiquei deslumbrada com a resposta: escritora.

Acho que depois deste acontecimento aquele meu sonho de infância foi voltando aos pouquinhos e, de uma hora para outra, como se alguma força interior me empurrasse, resolvi criar este blog.

Paralelamente a tudo isso andei assistindo a filmes como Sex and the City e Julie & Julia, em que as protagonistas são escritoras. Eu sinto meu corpo ser tomado por uma alegria indescritível quando vejo estes filmes e me imagino nesta profissão. Ainda mais agora que descobri a Elizabeth Gilbert, que escreveu, entre outros livros, Comer Rezar Amar, que estou adorando! Ela diz, em seu site, que "nunca foi fácil para mim, entender por quê as pessoas trabalham com tanto afinco para criar algo tão bonito, mas então se recusam a dividi-lo com qualquer pessoa, por medo de serem criticadas. Não era essa a razão de se criar algo – comunicar alguma coisa para o mundo? Então bote para fora!" 

Então eu vou botar para fora! Me aguardem!


3 comentários:

  1. Eu tambem queria ser escritora qdo pequena!!! E andei pensando muito nisso qdo resolvi mudar de carreira! Meu problema eh q meu juiz interno eh muito forte, critica tudo o que eu faco!!
    Vc sempre foi uma otima contadora de historias! Tem talento pra coisa sim!!!!

    ResponderExcluir
  2. Pronto! Então vamos ser escritoras! Nós duas! Como Charlotte e Emily Brontë!!!Eeebaaaa! Pode escrever, Pato! Eu publico!

    ResponderExcluir
  3. Enquanto não consigo me inspirar sobre o que escrever, vou curtindo seus posts....... Adorooooooo !!! Continue escrevendo sempre !!! bjs.

    ResponderExcluir